Técnicos do Sistema Famato são treinados para o projeto Fazenda Pantaneira Sustentável

Teve início nesta semana (27, 28 e 29 de agosto), em Mato Grosso, a capacitação dos técnicos credenciados ao Sistema Famato que estão atuando no Projeto Fazenda Pantaneira Sustentável. O treinamento é resultado de uma parceria entre a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Sindicatos Rurais de municípios do Bioma Pantanal mato-grossense.  

O objetivo da cooperação é levantar indicadores sociais, de pastagem, de água, econômicos e de viabilidade regional que revelam o nível de sustentabilidade de propriedades rurais do Pantanal. O treinamento teve a mentoria dos pesquisadores da Embrapa Pantanal, Sandra Aparecida Santos, Walfrido Moraes Tomas, Márcia Divina de Oliveira e Suzana Maria Salis.  

A iniciativa irá aplicar a ferramenta e o Software FPS em fazendas-piloto no estado. O sistema foi elaborado pela Embrapa Pantanal em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão. A FPS elabora diagnósticos das propriedades e mensura o nível de sustentabilidade econômica, ambiental e social de cada uma. 

Os pesquisadores dividiram as atividades na propriedade rural em módulos teóricos (orientações) e práticos. Os técnicos aprenderam na prática a coletar amostras de gramíneas, folhas, plantas, água, entre outros materiais que serão encaminhados ao laboratório da Embrapa para serem avaliados.  

A assistência técnica do Sistema Famato é uma importante ferramenta para que as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e os resultados do projeto Fazenda Pantaneira Sustentável cheguem aos produtores rurais. A ideia é que os técnicos e as entidades envolvidas no projeto sejam multiplicadores e contribuam para a ampliação desses modelos de produções sustentáveis e diversificados nas regiões pantaneiras. Assim como contribuir na construção de políticas públicas direcionadas para o Pantanal.  

Os técnicos do Sistema Famato irão visitar 15 propriedades rurais do Bioma Pantanal de Mato Grosso e oferecer atendimento individual. Eles ficarão responsáveis em levantar dados técnicos para os diagnósticos da ferramenta, capacitações de cunho educativo aos colaboradores e produtores das fazendas assistidas, entre outras atividades.  

Da Famato estiveram presentes no treinamento a gestora do Núcleo Técnico, Lucélia Avi, a analista de Meio Ambiente, Laura Rutz, e o analista de Pecuária, Marcos de Carvalho. Do Senar-MT participou o coordenador de Assistência Técnica e Gerencial, Armando Urenha, e da Acrimat o gerente de Relações Institucionais, Nilton Mesquita.