Sistema Famato participa da I Oficina de Pecuária Sustentável em Campo Grande

Ascom Famato

Representantes do Sistema Famato participaram da I Oficina de Pecuária Sustentável, realizada entre os dias 17 e 18 de julho, em Campo Grande – Mato Grosso do Sul (MS). O evento reuniu mais de 20 pecuaristas e faz parte da iniciativa Pontes Pantaneira, que realizará mais três eventos até junho de 2024.

Ao longo dos dois dias, o encontro debateu experiências em certificação, créditos de carbono e de biodiversidade visando a elaboração de um plano estratégico para identificar os gargalos, as limitações, soluções dos atores e as ações necessárias para consolidação da sustentabilidade da pecuária do Pantanal e sua expansão do bioma. 

Do Sistema Famato participaram a gestora do Núcleo Ambiental, Tatiane Monteiro; o analista de Pecuária, Marcos Carvalho; e o supervisor da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Marcelo Nogueira. Além disso, também estiveram presentes dois produtores rurais assistidos pelo programa Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS), Daniela Campos Preza e José Benedito de Arruda, conhecido como Juquinha. 

Na oportunidade, os produtores rurais compartilharam suas experiências relacionadas à sustentabilidade tanto no Pantanal em Mato Grosso quanto na região do Pantanal em Mato Grosso do Sul. No final do encontro, os participantes apresentaram oportunidades e ações necessárias para o fortalecimento e ampliação da produção, da conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos.

Para Daniela, participar do evento foi uma oportunidade de confirmar que atualmente a pecuária no Pantanal mato-grossense já é sustentável, entretanto, ainda são necessárias ações para fomentar o valor dessa prática. Segundo a produtora, uma das formas de agregar valor ao produto sustentável é a implementação da certificação pecuária como sustentável. “Estamos aqui discutindo pecuária sustentável e entendemos que gerar um selo que dê sustentabilidade vai contribuir para a valorização do produto final”, pontuou. 

O pecuarista Juquinha afirma que a I Oficina de Pecuária Sustentável foi uma experiência que trouxe muitas sugestões que poderão ser aplicadas na sua fazenda. “Esse foi um encontro muito rico em conhecimento e troca de experiências. Nós, lá na fazenda, recebemos diversos treinamentos e orientações dos instrutores da ATeG e tudo isso contribuiu muito com a valorização da minha propriedade. Hoje eu vejo que muitos outros produtores também estão interessados em fazer parte disso”.

Durante o encontro, ainda ficaram definidas ações futuras com o objetivo de ampliar a prática sustentável da pecuária no Pantanal mato-grossense.

Esta primeira oficina envolveu diferentes governanças já existentes no Pantanal voltadas para a sustentabilidade da atividade como a Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS), Associação Brasileira de Carnes Sustentáveis, Aliança 5P, Sindicato Rural de Corumbá, Sociedade Defesa do Pantanal, Associação Brasileira de Criadores de Bovino Pantaneiro, entre outras.

Fazenda Pantaneira Sustentável 

A FPS é um projeto piloto, coordenado pela Famato, Senar-MT, Acrimat e Embrapa Pantanal, que consiste em fazer diagnósticos ambientais, sociais e econômicos em cada uma das quinze propriedades rurais assistidas.