Fazenda Conceição em Poconé MT

Fazenda Conceição

Passar o comando da propriedade rural para a próxima geração é considerado um grande desafio para muitos produtores rurais. Mas na família Dorileo, que produz no bioma Pantanal, em Poconé, a história da sucessão familiar foi diferente.

A Fazenda Conceição nasceu em 1968 e está na 3º geração. Atualmente é administrada pelo produtor pantaneiro Breno Dorileo, ao lado da mãe Rosane Dorileo. Desde a primeira geração o ramo de atividade da fazenda é a pecuária (cria e recria).

“Assumi a fazenda quando meu pai, Benedito João Dorileo, faleceu. Ele foi o segundo a suceder a fazenda. Meu pai herdou a propriedade da minha avó Jacy”.

Breno é um apaixonado pelo campo: “Meu amor pelo campo, pelo Pantanal e pela pecuária vem de geração em geração. Não é uma profissão, é a nossa vida. Aqui nossos olhos enxergaram mais que bois no pasto, nossos olhos foram mais além, somos testemunhas de todas as transformações que a pecuária pantaneira viveu nos últimos 50 anos, boas e ruins”.

Segundo o produtor, a realidade da região não é fácil. “Ainda estamos aqui por amor. Porque no bioma Pantanal a realidade é dura, ficamos por muitos anos esquecidos. Fomos deixados de lado, mas a esperança chegou. O projeto Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS) trouxe o que já havíamos perdido: a esperança”. Com a chegada do projeto FPS, a fazenda passa por um novo processo de desenvolvimento. Tem o respaldo técnico para a tomada de decisão por meio dos técnicos do Sistema Famato, das pesquisas da Embrapa Pantanal e do apoio da Acrimat. “Estamos em um processo eficiente e estamos mais entusiasmados. Nossa visão mudou, a visão do pantaneiro mudou. Em todos esses anos produzindo aqui nunca tivemos nenhum um tipo de orientação. Pela primeira vez na vida estamos sendo assistidos, valorizados”.