Fazenda Floresta em Cáceres MT

Fazenda Floresta

Mineiro de Ituiutaba, o produtor rural João Gouveia Neto vive há 23 anos em Cáceres-MT, onde se dedica à pecuária no sistema de cria, recria e engorda. “Bisneto de produtor rural, trago na veia o amor pelo campo, pela terra, pela pecuária. Amo o que faço, vivo a pecuária por amor. Sou fazendeiro de coração e vocação”.

Para o produtor, a Fazenda Floresta é privilegiada por estar no coração do Pantanal Mato-grossense, em planície alagável que, segundo ele, favorece o sistema de manejo da propriedade.

Na fazenda, João preza pela qualidade das pastagens, os tipos de animais, nutrição do rebanho e a infraestrutura.

A propriedade associa as boas práticas agropecuárias às tecnologias voltadas ao campo. Por isso enxerga o projeto Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS) como um leque de oportunidades e um forte parceiro em prol do desenvolvimento de todo o Pantanal Mato-grossense.

“É um prazer abrir as portas da Fazenda Floresta para o projeto FPS e aos técnicos do Sistema Famato. Aproveito ao máximo a troca de experiências, as consultorias técnicas e as pesquisas da Embrapa. Aqui na fazenda estamos abertos para aplicação de conhecimentos e tecnologias”.

João acredita que é possível a proximidade entre o produtor rural, a pesquisa e a assistência técnica. “O projeto nos mostrou o que tem de novo em tecnologia, o que é viável para se produzir de maneira sustentável. Iniciativas como essa fazem produtores mais conscientes em relação a seus direitos e deveres, principalmente na questão ambiental”.

Para o produtor, a atuação do projeto dentro da porteira é fantástica. “O Sistema Famato, Acrimat, Embrapa e Sindicatos Rurais unidos estão nos ensinando os melhores caminhos para produzir de maneira sustentável, mesmo em tempos de pandemia”.