Sistema Famato faz ciclo de palestras em municípios com áreas no Bioma Pantanal

A parceria entre a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Pantanal) firmada durante uma missão técnica realizada em abril deste ano em Mato Grosso do Sul, resultou no “Ciclo de Palestras Bioma Pantanal”, que vai percorrer de 31 de julho a 4 de agosto municípios do estado de Mato Grosso com áreas na região pantaneira.

O objetivo do ciclo de palestras é a aproximação da Embrapa Pantanal com os produtores mato-grossense, com o intuito de que os pantaneiros conheçam as tecnologias já desenvolvidas pelo centro de pesquisas da entidade. Com a parceria serão levantadas as necessidades das propriedades em áreas pantaneiras de Mato Grosso para que a Embrapa possa trabalhar em novas pesquisas e estudos voltados especificamente para essas demandas.

Segundo a gestora do Núcleo Técnico da Famato Lucélia Avi, a rodada pode possibilitar futuras parcerias diretas entre os produtores e a Embrapa servindo de unidades de referência para a região.

Na programação constam palestras técnicas com os pesquisadores da Embrapa Pantanal José Aníbal Comastri Filho, Sandra Aparecida dos Santos e Márcia Furlan Nogueira Tavares de Lima que devem abordar temas como: manejo de pastagens cultivadas para a região do Pantanal, Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS), enfermidades de equídeos e possíveis soluções e apresentação da grade de pesquisas da Embrapa Pantanal.

A equipe técnica vai começar pelos municípios de Mirassol D’Oeste e Cáceres no dia 31 de julho. No dia 2 de agosto será a vez do ciclo em Nossa Senhora do Livramento e Poconé. Em 3 de agosto será em Cuiabá atendendo também o município de Santo Antônio de Leverger e no dia 4 de agosto em Rondonópolis que atenderá os produtores de Itiquira. A ideia é mobilizar e reunir em cada uma das cidades-sede do evento a comunidade local e dos municípios vizinhos.

A Famato tem realizado constantemente ações para mobilizar o setor agropecuário, entidades ambientais, autoridades políticas e população envolvida para uma discussão de interesse coletivo. Além da Missão Técnica Bioma Pantanal, a entidade está conversando com o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Nilson Leitão, e tem participado de debates na Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O Ciclo de Palestras Bioma Pantanal conta com o apoio da Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Sindicatos Rurais.


SERVIÇO

O que: Ciclo de Palestras Bioma Pantanal
Quando: 31 de julho (segunda-feira)
Onde: Mirassol D’Oeste-MT
Horário: 13h30 às 16h30

O que: Ciclo de Palestras Bioma Pantanal
Quando: 31 de julho (segunda-feira)
Onde: Sindicato Rural de Cáceres-MT
Horário: 19h às 22h

O que: Ciclo de Palestras Bioma Pantanal
Quando: 2 de agosto (quarta-feira)
Onde: Escola Estadual Região Pirizal em Nossa Senhora do Livramento-MT
Horário: 13h às 16h

O que: Ciclo de Palestras Bioma Pantanal
Quando: 2 de agosto (quarta-feira)
Onde: Sindicato Rural de Poconé-MT
Horário: 18h às 21h

O que: Ciclo de Palestras Bioma Pantanal
Quando: 3 de agosto (quinta-feira)
Onde: Cuiabá-MT
Horário: 18h às 21h

O que: Ciclo de Palestras Bioma Pantanal
Quando: 4 de agosto (sexta-feira)
Onde: Itiquira-MT
Horário: 13h30 às 16h30