Municípios da região oeste de Mato Grosso debatem tecnologias desenvolvidas para o Pantanal

Com o objetivo de levar aos produtores rurais inovações e tecnologias desenvolvidas por pesquisas da Embrapa Pantanal, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) deram início esta semana ao ciclo de palestras “Bioma Pantanal” com diferentes temas sobre a pecuária pantaneira. As palestras ocorreram no período da tarde de segunda-feira (01/08), na Câmara Municipal de Mirassol D’Oeste, com o apoio do Sindicato Rural da cidade e à noite no Sindicato Rural de Cáceres.

 

“O Sistema Famato é um grande parceiro da Embrapa Pantanal. Essa parceria pode trazer benefícios para o bioma Pantanal através de eventos como esse. O objetivo de estarmos aqui é transmitir conhecimento e capitanear as necessidades de cada município pantaneiro e assim aumentarmos nossa carteira de projetos e parcerias”, disse o chefe-geral da Embrapa Pantanal José Antônio Ferreira de Lara.

 

Entre os temas abordados estavam as características do Pantanal, tecnologias geradas em benefício da pecuária, manejo de pastagens nativas e cultivadas, desenvolvimento sustentável da pecuária, enfermidades de equídeos e possíveis soluções e o projeto Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS).

 

A pesquisadora Sandra Aparecida Santos provocou os produtores dos dois municípios para refletir como saber se uma fazenda produz de forma sustentável e o que fazer para que ela produza sem deixar de ser sustentável. 

 

Na ocasião, Sandra apresentou o projeto desenvolvido pela Embrapa Pantanal que ajuda o produtor rural a responder esses questionamentos de sustentabilidade. A FPS é considerada pela unidade de pesquisa como uma ferramenta que avalia os processos produtivos da pecuária de corte para conhecer o nível de sustentabilidade das propriedades, tanto nos diferentes aspectos que envolvem o sistema de produção como a fazenda como um todo.

 

Para a pesquisadora, a sustentabilidade de uma propriedade rural está no ponto de equilíbrio entre os aspectos do sistema produtivo, as dimensões econômicas, social e ambiental. “Esses indicadores são fatores determinantes para conhecer o grau de sustentabilidade da fazenda”, destacou Sandra.

 

A palestra com o pesquisador José Anibal Comastri Filho foi focada na pecuária sustentável praticada na região pantaneira. Para Comastri, o Pantanal deveria servir de exemplo para outros biomas e até para outros países.

 

A veterinária e pesquisadora Márcia Furlan falou sobre doenças graves que estão colocando em risco a vida dos cavalos do Pantanal como, por exemplo, a Anemia Infecciosa Equina (AIE). A veterinária mostrou como a doença afeta os animais e os prejuízos causados aos criadores. A AIE, como é conhecida, é uma doença que o agente é o vírus que acomete somente equídeos e a transmissão se dá pelo sangue.

 

Durantes as palestras também foram debatidos assuntos de legislação ambiental como o novo sistema adotado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar), Autorização Provisória de Funcionamento de Atividade Rural (APF), Imposto Sobre a Propriedade Rural (ITR) e outros.

 

O analista de pecuária da Famato Marcos de Carvalho fez uma apresentação sobre o Sistema Sindical, falou das atribuições das entidades que compõem o Sistema Famato e apresentou a 3ª edição do Prêmio Sistema Famato em Campo. Segundo Carvalho, o concurso está em busca de soluções criativas para o campo e produtores que tenham criado ou adaptado alguma inovação para melhorar a produção na fazenda.

 

Em Mirassol D’Oeste, a principal reivindicação foi a realização de palestras e pesquisas voltadas para a Integração Lavoura-Pecuária (ILP). Já em Cáceres foi a implantação de uma unidade de pesquisas da Embrapa.

 

Para o presidente do sindicato de Mirassol Francisco Ferreira da Silva, a ILP na região vai possibilitar a diversificação da produção, proporcionando a eficiência na produção, renda do produtor rural e preservação do meio ambiente.

 

Jeremias Pereira Leite, presidente do Sindicato Rural de Cáceres, disse que a implantação de uma unidade de pesquisas da Embrapa na cidade deixou de ser uma vontade e passou a ser uma necessidade, já que a cidade está no coração do Pantanal mato-grossense.

 

Confira a programação do Ciclo de Palestras desta semana:

 

O que: Ciclo de Palestras Bioma Pantanal

Quando: 2 de agosto (quarta-feira)

Onde: Escola Estadual Região Pirizal em Nossa Senhora do Livramento-MT

Horário: 13h às 16h

Informações: (65) 3041-7169

 

O que: Ciclo de Palestras Bioma Pantanal

Quando: 2 de agosto (quarta-feira)

Onde: Sindicato Rural de Poconé-MT

Horário: 18h às 21h

Informações: (65) 3345-1208

 

O que: Ciclo de Palestras Bioma Pantanal

Quando: 3 de agosto (quinta-feira)

Onde: Cuiabá-MT

Horário: 18h às 21h

Informações: (65) 3623-0554

 

O que: Ciclo de Palestras Bioma Pantanal

Quando: 4 de agosto (sexta-feira)

Onde: Rondonópolis-MT

Horário: 13h30 às 16h30

Informações: (66) 3423-2990