Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS) é destaque no Famato Embrapa Show

Projeto da Famato, Senar-MT, Acrimat e Embrapa Pantanal será uma das mais de 60 tecnologias expostas em evento que começa no dia 22

Quem participar do evento Famato Embrapa Show vai conferir uma das principais iniciativas para o desenvolvimento sustentável de propriedades rurais no Bioma Pantanal: o projeto Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS). Executado em Mato Grosso desde 2018, o projeto é um dos destaques da Mostra Tecnológica e será exposto na Ilha de Aplicativos (estande 1), de 22 a 24 de junho.

A Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS) é uma ferramenta desenvolvida para medir o grau de sustentabilidade da atividade pecuária na região do Pantanal de forma sistêmica e com indicadores diversos. A partir desse diagnóstico, é possível identificar desafios e fragilidades da fazenda e, assim, auxiliar os produtores rurais em tomadas de decisões mais assertivas por uma produção sustentável e eficiente.

Localizado na bacia hidrográfica do Alto Paraguai, o Pantanal brasileiro se estende por uma área aproximada de 140 mil km², sendo 35% dela em Mato Grosso. Dada à fragilidade e, ao mesmo tempo, à importância desse bioma, a organização do Famato Embrapa Show incluiu a FPS na edição de 2022. “O projeto tem grande potencial de impacto sobre essa região e por isso foi escolhido para compor a mostra”, explica Austeclinio Lopes de Farias Neto, coordenador técnico do evento.

O desenvolvimento da tecnologia é da Embrapa Pantanal e o projeto é coordenado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). Tem como parceiros os Sindicatos Rurais e o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Em Mato Grosso, a FPS iniciou com 15 propriedades rurais. Em 2019, com apoio do Senar e do Imea, as fazendas participantes passaram por um diagnóstico inicial para identificação dos principais desafios. Desde então, vem sendo avaliada a evolução econômica das áreas, além de análise da otimização da capacidade produtiva de cada uma.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa, Sandra Santos, em um ambiente incerto como o Pantanal, uma das vantagens da FPS é o manejo adaptativo, realizado de acordo com demandas de cada área, “como no caso da grande seca e incêndio que assolaram o Pantanal nos últimos anos”. Dentre os benefícios do projeto, portanto, Sandra destaca o auxílio das equipes nas tomadas de decisão no caso de eventos extremos ou situações imprevistas.

A longo prazo, por uma perspectiva ambiental, social e econômica, a pesquisadora afirma que o projeto vai ao encontro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), cujas metas devem ser atingidas até 2030.

“A sociedade busca cada vez mais produtos provenientes de sistemas sustentáveis e a FPS permite fazer esta avaliação sistêmica da sustentabilidade dos sistemas de produção. A FPS gera indicadores que podem orientar os produtores pantaneiros para obter sistemas sustentáveis (na dimensão sociocultural, ambiental e econômica) e multifuncionais, fazendo a gestão eficiente dos recursos naturais e respeitando a capacidade de suporte do sistema”.

Um dos objetivos, segundo a pesquisadora, é tornar a FPS um sistema de certificação, valorando serviços obtidos em sistemas que adotam boas práticas de manejo e permitem as propriedades certificadas participarem em diferentes programas, a exemplo do Carbono Neutro e Carne Sustentável.

Para mais informações sobre o projeto FPS, visite: www.fps.sistemafamato.org.br.

A Mostra Tecnológica do Famato Embrapa Show estará aberta à visitação no dia 22 de junho, das 18h às 22h, e de 23 a 24 de junho, das 8h às 18h, no Cenarium Rural, em Cuiabá. A programação e a lista completas de tecnologias que serão apresentadas no Famato Embrapa Show estão disponíveis em: https://bit.ly/FES2022site. Inscreva-se aqui https://famato.tmeventos.site/login.php.

Fonte: Ascom Famato/Embrapa