3º Encontro de Produtores FPS será dia 1º de dezembro em Cuiabá

Ascom Famato

O 3º Encontro de Produtores da Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS) vai reunir em Cuiabá, no dia 1º de dezembro (quinta-feira), às 8h, os produtores rurais acompanhados pela equipe de assistência técnica e pesquisa do projeto. O evento será no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), restrito aos produtores rurais.

O Instituto de Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) vai apresentar aos produtores os resultados das análises do ano-safra 21/22 da pecuária  (junho de 2021 a junho de 2022), informar os índices zootécnicos e econômicos de área, produtividade, produção e monitoramento das propriedades rurais, baseados nos dados levantados durante as visitas técnicas que ocorreram entre os dias 11 e 20 de outubro, nos municípios de Poconé, Cáceres, Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger, Itiquira e Rondonópolis. 

O trabalho segue uma metodologia específica, com a finalidade de garantir aos produtores a consistência dos dados e informações. 

O supervisor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Marcelo Nogueira, explicou que as análises dos dados, entre junho/21 e junho/22, levam em consideração o período de nascimento de bezerros, tendo em vista que as propriedades são de cria e recria.

Além da devolutiva dos dados, constam na programação palestras sobre porque, onde e quando introduzir pastagens cultivadas, manejo de pastagens nativas e exóticas, Lei do Pantanal, regulamentação; Indicação Geográfica da Carne e troca de experiências. As palestras serão conduzidas por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pantanal/MS), técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Sistema Famato.

O projeto – A Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS) é um projeto piloto que iniciou em 2018 para auxiliar produtores rurais do bioma Pantanal de Mato Grosso a se desenvolverem economicamente na região e de forma sustentável. É coordenado pela Famato, Senar-MT, Sindicatos Rurais, Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pantanal/MS. 

O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Sistema Famato no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=1P5zpEQSjcQ

Confira a programação:

8h – Devolutiva do Imea aos produtores rurais do projeto

9h – Palestra sobre porque, onde e como introduzir pastagens cultivadas (Embrapa Pantanal)

10h – Manejo de pastagens nativas e exóticas

11h – Lei do Pantanal e regulamentação (Sema)

11h30 – Indicação Geográfica

12h – Bate-papo

12h30 – Encerramento