O Projeto
Início » O Projeto
A Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS) é um projeto piloto criado para auxiliar produtores rurais do bioma Pantanal de Mato Grosso a se desenvolverem economicamente na região e de forma sustentável.
O projeto é coordenado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Embrapa Pantanal. Tem a parceria do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e Sindicatos Rurais.
Começou em 2018 e terá duração de cinco anos. Consiste em fazer diagnósticos ambientais, sociais e econômicos em cada uma das 15 propriedades rurais assistidas, localizadas em cinco municípios do estado: Poconé, Cáceres, Rondonópolis, Itiquira e Barão de Melgaço.
Para isso, conta com um time de técnicos das entidades envolvidas que visitam as propriedades rurais periodicamente para fazer o levantamento das informações e orientam os produtores conforme a particularidade de cada fazenda.
O levantamento de dados é feito por meio de um software denominado FPS, desenvolvido pela Embrapa Pantanal, que possibilita acompanhar a evolução da sustentabilidade de cada propriedade. A ferramenta faz parte do projeto e funciona como uma espécie de raio-x da fazenda, indicando seus pontos fortes, fragilidades, potencial produtivo e alternativas para melhorar os resultados.
O projeto tem alcançado resultados positivos e esperamos que mais fazendas localizadas na região do bioma Pantanal sejam beneficiadas.
Objetivos principais
- Promover a regularização das propriedades
- Aumentar a eficiência e a rentabilidade através da gestão financeira
- Melhorar os índices zootécnicos de produção e sanidade
- Melhorar a qualidade de vida do pantaneiro
- Prevenir acidentes de trabalho através de capacitação dos funcionários
- Promover o manejo eficiente da pastagem nativa e poder utilizar a exótica
Linha do tempo
Visita técnica do Sistema Famato na Embrapa Pantanal e a descoberta da existência do software FPS. Reuniões de alinhamento entre a Famato, Acrimat e Embrapa Pantanal.
Início do projeto com a realização do painel modal de todas as fazendas. Imea coleta dados de receitas, despesas e dados zootécnicos iniciais. Reunião com os criadores nos sindicatos de cada sub-região. Adesão dos criadores ao projeto.
Treinamento feito pela Embrapa Pantanal aos técnicos de campo para aplicação e coleta de dados pelo software FPS.
Aplicação do software FPS a campo para a coleta de dados nas fazendas que aderiram ao projeto.
1º Encontro de produtores da Fazenda Pantaneira Sustentável. Diagnóstico e devolutiva inicial da Embrapa e Imea.
Reuniões on-line com os produtores para fazer as devolutivas individuais sobre cada fazenda.
Diagnóstico detalhado das fazendas para implementação de boas práticas e outras demandas.
Reuniões, acompanhamento e orientação dos técnicos para implantação das boas práticas.