Fazenda Nossa Senhora do Machadinho em Cáceres MT

Fazenda Nossa Senhora do Machadinho

Ida Beatriz faz parte da quarta geração de pecuaristas pantaneiros da Família Machado, em Cáceres. Nasceu no Rio de Janeiro, passou boa parte da vida em Campo Grande-MS, mas desde 2013 mora em Mato Grosso, inicialmente para ajudar o pai Huberto e depois para sucedê-lo na Fazenda Nossa Senhora do Machadinho.

Como ela mesma diz: “A fazenda não é uma propriedade, é a protagonista”, que fez parte de toda a infância dela, dos irmãos e dos primos. E que está nas mãos da família desde o avô, visionário que trouxe os primeiros Nelores para a região e ajudou a fundar o Sindicato Rural do município, instituição em que a produtora é presidente desde 2019.

Apesar da propriedade em Cáceres, foi em Campo Grande que a família se estabeleceu e teve grandes conquistas. No Estado vizinho, Ida Beatriz se graduou em Administração Rural e adquiriu experiência com transferência de tecnologia, auxiliando no Projeto de Incubadoras Tecnológicas da Universidade Anhanguera Uniderp.

No início dos anos 2000, a produtora também foi presidente da Fundação Manoel de Barros e durante a sua gestão auxiliou na criação de um projeto de Educação à Distância promovendo a interação entre universitários e pantaneiros. Projeto que, mais tarde, foi premiado na Alemanha.

A vinda a Mato Grosso ocorreu dois anos antes do pai falecer. Huberto Machado foi uma das grandes inspirações da filha, principalmente no campo de sustentabilidade. “O primeiro manejo florestal sustentável da região ocorreu na nossa propriedade”.

Desde 2016, Ida está à frente da Fazenda que foi dividida entre quatro irmãos e a mãe. Com o esposo Miguel e os filhos Sofia e Frederico, Ida está feliz com a nova vida em Mato Grosso. “O lugar bom de viver é onde eu estou e hoje o melhor lugar é Cáceres”.