Fazenda-São-José-em-Poconé-MT

Fazenda São José

A Fazenda São José pertence à família Arruda há quatro gerações, desde o bisavô Antônio João de Arruda. Atualmente é administrada por Ricardo Arruda, pecuarista que mora em Cuiabá e visita a propriedade mensalmente em Poconé-MT. Para ele, a fazenda significa mais que a terra em si, mas o êxodo da família no Pantanal.

“Meu pai teve três irmãos, mas foi o único que manteve 100% da área que recebeu no Pantanal. Mantivemos a nossa parte porque faz parte da história da família”. Segundo o pecuarista, as demais terras foram vendidas a investidores e atualmente estão abandonadas.

Como único remanescente da família no Pantanal, a ideia é melhorar a produção. Por isso, o pecuarista se propôs a participar do Projeto Fazenda Pantaneira Sustentável. “Precisamos achar o ponto de equilíbrio econômico, social e ambiental. Faço questão de fazer parte do Projeto para que possamos fazer de lá uma fazenda sustentável financeiramente e socialmente.”

Segundo o produtor, com a FPS a rotina de acompanhamento da propriedade vai mudar. “Temos outras propriedades mais produtivas e ativas, mas com o projeto a ideia é intensificar as visitas a Poconé e os investimentos na região”.